Psicose

por há 10 meses e 341 leituras

Adaptação do livro ‘Psicose’ de Robert Bloch

Filme

‘Psicose’ é uma das melhores produções de suspense até hoje produzida e poucos sabem que teve o roteiro baseado em um livro.

Mesmo em preto e branco, o filme de 1960, dirigido por Alfred Hitchcock, não é só um clássico, mas uma das produções mais bem filmadas e referência até hoje para as novas gerações de cineastas fãs do terror e suspense em geral.

Com uma das cenas mais famosas de assassinato já feitas e copiadas, a do chuveiro onde o diretor usou chocolate líquido como sangue falso, o roteiro de Joseph Stefano narra a história da secretaria Marion Crane (Janet Leigh) que rouba seu patrão e na fuga acaba parando em um motel no meio do nada, em uma estrada pouco movimentada, que pertence a família Bates. O Bates Motel é administrada por Norman Bates, que informa a Marion que vive na casa atrás do motel com a mãe idosa e que estaria a disposição 24h enquanto ela estivesse hospedada lá.

A secretaria acha que tudo ia dar certo, mas quando a esmola é grande é bom o santo desconfiar.

Mesmo em preto e branco nunca conseguiu ser superado pelos filmes produzidos posteriormente.

A interpretação de Anthony Perkins, que imortalizou o ator no papel desse personagem ícone do cinema e sinônimo de psicopata, só recentemente foi equiparado e o único que conseguiu captar a essência de Norman Bates foi o ator Freddie Highmore. O ator interpreta atualmente a versão jovem de Norman Bates na série de tv ‘Bates Motel’, inspirada no primeiro filme e que conta a vida dos Bates antes dos acontecimentos visto na produção de 1960. Vale lembrar que ‘Psicose’ teve várias sequências e remake.

“Quando parece sangue, mas a verdade é mais densa… Porque o sangue é chocolate!”

psicose-1

Livro

‘Psicose’ de Robert Bloch é o livro que deu origem ao filme de mesmo nome, publicação de 1959, que reza a lenda teve toda a edição número 1 comprada por Hitchcock, para ninguém saber da história e, principalmente, o fim antes da adaptação estrear nos cinemas no ano seguinte.

O livro que deu origem a um dos mais famoso clássicos de suspense de todos os tempos, narra a história de Marion Crane, que foge após roubar o dinheiro que foi confiado a ela, o qual deveria ser depositado no banco. Na fuga ela para no motel de uma estrada secundária no meio do nada de nome Bates, o qual o proprietário é Norman Bates, um homem atormentado pela mãe controladora.

Norman é um adulto de meia idade, que tem a vida ligada a da mãe. Nunca se casou e parece um solteiro que teve poucos ou nenhum relacionamento significativo na vida.

Dedicado ao trabalho no motel da família, está tendo dificuldades depois que uma estrada alternativa para a cidade próxima desviou o fluxo de carros da que fica o motel. Diminuindo consideravelmente o número de clientes do motel.

Além do trabalho no motel Norman tem um robbie, embalsamar animais.
Marion Crane que é uma ex funcionária exemplar, a qual rouba U$ 40.000 do patrão para o noivo Sam, com dívidas altas, que os impede de se casar.

Ela só pretende pernoitar no Motel Bates uma noite, por causa da chuva intensa que dificultava prosseguir viagem. Uma noite que muda a história de Marion e sua família.

Vale dizer que o autor tinha como principais influências as obras do H. P. Lovecraft o que faz de ‘Psicose’ uma trama realista, mas com nuances do sobrenatural.

psicose-2

Dica de Livro(s), não adaptado(s) para o cinema, que seguem a linha de pensamento da história (nacionais ou estrangeiros publicados no Brasil):

Não conheço nenhuma ficção do tipo de ‘Psicose’, conheço ótimos suspenses, mas não como o livro de Robert Bloch.

Se alguém conhece um com um linha semelhante pode indicar. ;)

Anny Lucard

Tecnógola em cinema e produtora de rádio. Especializada em edição de som e imagem. Mente por trás da criação do Projeto Literatura Nas Ondas Do Rádio, de incentivo à leitura e de apoio a literatura em língua portuguesa. Escreve sobre cinema e literatura, tanto para a internet como para programas de rádios. Elabora roteiros nas horas vagas, Colunista Convidada desde agosto/ 12. No twitter pessoal @annylucard

Facebook
Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Copyright 2010-2017 • Portal Literário JuLund • Todos os direitos Reservados

(casa nova)