Planeta do Tesouro

por há 6 meses e 373 leituras

Inspirado no clássico mundial ‘A Ilha do Tesouro’ de Robert Louis Stevenson

Filme

A animação ‘Planeta do Tesouro’ (Treasure Planet, 2002) da Disney, não é um dos filmes mais populares de sua geração, mas a produção é uma visão futurista fantástica de um dos clássicos mundiais mais populares de todos os tempos, a praticamente lendária história de caça ao tesouro fabuloso.

A animação dirigida e escrita por Ron Clements e John Musker, foi feita com base no gênero de ficção científica, mas sem a dose de aventura necessária que fez o livro ‘A Ilha do Tesouro’ se tornar famoso.

Uma obra prima em questão de recontar uma história tão famosa, já que todos os principais elementos e personagens do livro foram perfeitamente incluídos nessa verdadeira space opera em forma de animação Disney.

No roteiro é narrada a história de vida do jovem Jim Hawkins, apaixonado desde garotinho por uma história de piratas e seu lendário tesouro nunca encontrado. Um tesouro que não saiu da mente de Jim quando se torna adolescente.

Problemático, o jovem deixa a mãe, dona de uma estalagem, e as autoridades locais de enlouquecidos.

Então Jim esbarra com um misterioso homem e acaba em posse de um raríssimo mapa, que é o sonho de todos os piratas espaciais da galáxia.

Perseguido por piratas atrás do mapa, o homem em meio a confusão da fuga, acaba sendo a causa do incêndio na estalagem da mãe de Jim, quando seus perseguidores a invadem.

Sem a estalagem, a única esperança de Jim e a mãe, é o jovem encontrar o lendário tesouro de Flint, para reconstruir a vida e para isso Jim se torna grumete no navio espacial da Capitã Amélia.

Livro

‘A Ilha do Tesouro’ do autor britânico Robert Louis Stevenson é um clássicos da literatura mundial. Publicado em 1883 e narra uma das mais famosas histórias de piratas a caça de tesouros. Contada e recontada, com diversas adaptações e roteiros inspirados em sua fantástica história.

O livros narra a história de Jim Hawkins que se envolvem em uma fabulosa aventura após a chegada de um intrigante lobo do mar, a pensão de seus pais, em uma pequena cidade no literal da Inglaterra.

O garoto, que também narra a história acaba em um navio, na busca de uma vida. Um famoso tesouro perdido.

A história se passa no século XVIII e Jim Hawkins é um garoto de 12 anos, o qual em posse do mapa do tesouro, se aconselha Doutor Livesey e Lorde Trelawney, que o acompanham em sua aventura, ajudando o garoto na expedição à Ilha do Tesouro.

Uma aventura que atravessou gerações e moldo, de certa a forma, a visão atual da época dos piratas. Vale destaca uma curiosidade sobre o livro, pois foi a história de Robert Louis Stevenson que associou pela primeira vez piratas com um mapa de tesouro. Assim como a clássica visão do X marcar o lugar em que o tesouro foi enterrado, dentro de uma arca.

Anny Lucard

Tecnógola em cinema e produtora de rádio. Especializada em edição de som e imagem. Mente por trás da criação do Projeto Literatura Nas Ondas Do Rádio, de incentivo à leitura e de apoio a literatura em língua portuguesa. Escreve sobre cinema e literatura, tanto para a internet como para programas de rádios. Elabora roteiros nas horas vagas, Colunista Convidada desde agosto/ 12. No twitter pessoal @annylucard

Facebook

Um comentário para “Planeta do Tesouro”

sprecher

thank you so much bro?

Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Copyright 2010-2018 • Portal Literário JuLund • Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por Studio Sigales