Pantera Negra

por há 7 meses e 302 leituras

Adaptação das histórias em quadrinhos de ‘Black Panther’ criado por Stan Lee e Jack Kirby

Filme

Uma produção que não só apresentou uma nova parte do universo cinematográfico da Marvel/Disney ao mostrar detalhes do país do personagem título, que foi oficialmente apresentado ao público no filme ‘Capitão América: Guerra Civil’.

Com direção de Ryan Coogler que também foi responsável pelo roteiro, junto com o roteirista Joe Robert Cole, esse filme é uma das adaptações mais fiéis da história de um personagem dos quadrinhos.

Usando como base a ficção científica para contar a história da ascensão do príncipe T’Challa ao trono de Wakanda, o filme tem boas doses de drama, ação e comédia, que o torna um dos melhores roteiros escritos, desde ‘Os Vingadores’ da Marvel.

Em ‘Pantera Negra’ é mostrado como o povo de Wakanda conseguiu evoluir sem abrir de suas tradições milenares e ainda usando sabiamente a tecnologia desenvolvida graças a um precioso elemento encontrado na região onde fica o país.

A narrativa do filme conseguiu dar continuidade a trama inicia em ‘Capitão América: Guerra Civil’, e contar a história do T’Challa, de forma tão bem feita, que não há a necessidade de ver o filme anterior, para entender a história.

Assim como nós quadrinhos, com a morte de seu pai, T’Challa precisa lutar pela coroa, literalmente falando. Isso porque os herdeiros ao trono de Wakanda não ganham a coroa automaticamente, precisam ser aceitos pelos representantes de todas as regiões e se forem desafiados, deverão lutar para manter o título.

Só que ser rei em Wakanda também significa se tornar um Pantera Negra, que é como os protetores do povo de T’Challa são conhecidos.

Quem se tornar um Pantera Negra, não só ganham dons sobrehumanos, mas um traje especial, desenvolvido com a avançada tecnologia de Wakanda. Que vale dizer que para o resto do mundo é só um país rural, pois a grande cidade tecnologicamente desenvolvida é oculta a gerações.
Vale dizer que as mulheres do país tem grande destaque, com a genial princesa Shuri, ou o grupo de guerreiras Dora, chefiado pela General Okoye.

Livro/HQs

A história do Pantera Negra não surgiu em uma publicação própria, mas em uma de um dos grupos mais queridos da Marvel.

Criado por Stan Lee e Jack Kirby, o personagem aparecendo pela primeira vez em 1966, em uma HQ do ‘Quarteto Fantástico’. Só depois que ele ganhou sua HQ solo.

T’Challa é mostrado como rei de Wakanda e um protetor de seu país por usar o manto de Pantera Negra. Isso porque ser um Pantera Negra, significa ter suas habilidades aprimoradas, com a realização de um antigo ritual que só os legítimos reis de Wakanda pode passar.

No caso do rei T’Challa, ele também passou por um rigoroso treinamento físico que incluiu o estudo e prática artes marciais.

Esse Pantera Negra também teve um romance com a Tempestade, uma integrante dos X-Men.

Nas HQs além de explicar bem o significado de ser um Pantera Negra, título que só é dado aos governantes de Wakanda, é mostrado as responsabilidades de governar um país com tantas nuances.

Revelando que no passado, a muito distante, um meteorito caiu na região que Wakanda foi erguida, o qual era feito de um elemento que foi chamada de vibranium. Com propriedades especiais, o vibranium foi usado para o desenvolvimento de Wakanda e é protegido por gerações, dos estrangeiros, por temerem que seja explorado de forma indevida.

O pai de T’Challa, T’Chaka casou com N’Yami que morreu quando o herdeiro era ainda muito jovem, depois se casou com Ramonda. A nova esposa de T’Chaka cria o pequeno príncipe como filho e o prepara para herdar o trono e o manto de Pantera Negra.

Nos quadrinhos T’Challa tem um irmão adotivo, Hunter, um meio-irmão, Jakarra, e a meia-irmã, Shuri.

Mesmo sendo T’Challa o próximo na linha para ser o rei de Wakanda e Pantera Negra, inicialmente foi o tio S’yan que governou Wakanda, só enquanto o jovem príncipe era preparado devidamente para se tornar o novo Pantera Negra. É nesse período que T’Challa conheceu Ororo Munroe, que cresceria e se tornaria a Tempestade. Infelizmente ele é obrigado a deixar Ororo para cumprir seus deveres reais.

Vale mencionar que o personagem Pantera Negra foi o primeiro super-herói africano, criado por uma editora de quadrinhos dos Estados Unidos, o qual abriu caminho para personagens como Falcão (1969), Luke Cage (1972) e Blade (1973).

Anny Lucard

Tecnógola em cinema e produtora de rádio. Especializada em edição de som e imagem. Mente por trás da criação do Projeto Literatura Nas Ondas Do Rádio, de incentivo à leitura e de apoio a literatura em língua portuguesa. Escreve sobre cinema e literatura, tanto para a internet como para programas de rádios. Elabora roteiros nas horas vagas, Colunista Convidada desde agosto/ 12. No twitter pessoal @annylucard

Facebook
Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Copyright 2010-2018 • Portal Literário JuLund • Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por Studio Sigales