O Milagre de Fátima

por há 2 meses e 100 leituras

Baseado nos relatos da Irmã Lúcia, atualmente compilados e reunidos no livro ‘As Aparições E Mensagens De Fátima Conforme os Manuscritos da Irmã Lúcia’

Filme

Com direção de John Brahm o filme pega todo o relato da Irmã Lúcia e organiza de forma brilhante em um roteiro simples, mas emocionante. Mostrando também o cenário político da época, em Portugal, quando ocorreu o acontecido, não focando apenas no famoso “Milagre do Sol”, que hoje, dia 13 de outubro, faz 100 anos.

‘O Milagre de Fátima’ (The Miracle of our Lady of Fatima) também relata as aparições anteriores, que iniciaram no dia 13 de maio de 1917 e seguiu a cada mês, até outubro. Onde a Nossa Senhora de Fátima surgiu para três jovens pastores, Lúcia, Jacinta e Francisco, numa zona rural de Portugal, os quais testemunharam as aparições em uma colina durante os meses de maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro.

Mesmo com os vários pontos de vista, sendo alguns mais questionadores que outros, a história emocionante das aparição presenciadas pelos três pastores numa pequena aldeia da região de Fátima, em Portugal, comove e inspira.

Na época, a história se espalhou rápido após a primeira aparição, que ocorreu em um dia claro, quando Lúcia, Jacinto e Francisca estavam pastoreando nas colinas, onde hoje há um santuário para Nossa Senhora. De acordo com os três, foi após um clarão e um relâmpago que a figura de uma Senhora de branco surgiu, a qual os jovens pastores relataram que era mais brilhante que o sol.

O filme tentou ser o mais fiel possível aos relatos, mostrando as aparições de forma cronológica, onde Nossa Senhora pede para que os fiéis orem pela paz e pela conversão dos pecadores com um terço todos os dias. Vale dizer que na época acontecia a Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

Livro

‘As Aparições E Mensagens De Fátima Conforme os Manuscritos da Irmã Lúcia’ é a uma compilação dos manuscritos com os relatos não só do “Milagre do Sol”, que foi um acontecimento testemunhado por mais de 50 mil pessoas, de acordo com algumas fontes, em 13 de outubro de 1917, perto de Fátima, em Portugal.

Os três jovens pastores que já haviam relatado em 13 de maio de 1917 a primeira aparição de Nossa Senhora e nos meses seguintes, mas como só eles a viam, afirmaram que no dia 13 de outubro, ocorreria algo que todos iria acreditar.

Então no dia 13 de Outubro de 1917, de acordo com os relatos da época, que foram além dos jovens pastores, milhares de pessoas assistiram a um fenômeno que ganhou o nome de “Milagre do Sol”. Devido a afirmação dos pastores, quando a data, milhares de pessoas estavam no local. Chovia com abundância e a multidão foi até os jovens nos terrenos enlameados da serra.

Lúcia conta que saiu de casa cedo e chovia muito. A mãe dela temia que algo ruim aconteceria e a acompanhou até o lugar.

O três pastores foram agraciados com visões específicas, enquanto a multidão presenciou o chamado “O Milagre do Sol, que ocorreu quando a chuva que caía cessou, as nuvens se abriram, deixando o sol visível.

Há quem diga que seria um disco fosco de prata, para o qual se podia olhar diretamente sem dificuldade, o que não acontece se tentar fazer o mesmo com o sol. Não sem cegar.

Esse disco começou a girar vertiginosamente sobre si mesmo, como uma roda de fogo, e ficou vermelho, deslizando no céu, como um redemoinho de chamas avermelhadas.

A luz do disco refletia no chão, na vegetação e nas pessoas presentes. Tudo durou cerca de uns dez minutos, até o sol voltou ao normal. Também teve pessoas que estavam molhadas pela chuva, relatando que as roupas tinham secado subitamente.

Vale dizer que o relato não foi só registrado pela Irmã Lúcia, mas a imprensa da época também publicou matérias sobre o ocorrido, registrado em vários jornais.

O acontecido foi dado como um milagre pela Igreja Católica em 13 de outubro de 1930.

Anny Lucard

Tecnógola em cinema e produtora de rádio. Especializada em edição de som e imagem. Mente por trás da criação do Projeto Literatura Nas Ondas Do Rádio, de incentivo à leitura e de apoio a literatura em língua portuguesa. Escreve sobre cinema e literatura, tanto para a internet como para programas de rádios. Elabora roteiros nas horas vagas, Colunista Convidada desde agosto/ 12. No twitter pessoal @annylucard

Facebook
Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Copyright 2010-2017 • Portal Literário JuLund • Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por Studio Sigales