O Chamado

por há 5 meses e 530 leituras

Adaptação do 1° livro da série literária ‘Ringu’ do autor japonês Koji Suzuki

Filme

‘Ring’, com direção de Gore Verbinski, que no Brasil ganhou o nome de ‘O Chamado’, é um filme norte-americano que não é uma refilmagem do japonês ‘Ringu’, do diretor Hideo Nakata, como a maioria pensa. Na verdade, ambas as produções tem os roteiros baseados numa série de livros, do autor de terror japonês Koji Suzuki.

Vale dizer que o livro ‘Ringu’, além das 2 adaptações, também tem uma terceira não-oficial, produzido por japoneses e coreanos. O filme não-oficial ganhou o nome de ‘Ringu Virus’ e teve o roteiro e direção assinados por Kim Dong-Bin. No entanto, muitos acham que o filme não-oficial do diretor coreano é melhor que a adaptação oficial do Japão por ser mais fiel ao livro de Koji Suzuki.

A trama geral de todas as adaptações narra a investigação de uma jornalista, intrigada com uma lenda urbana da fita VHS amaldiçoada depois das estranhas mortes de um grupo de jovens, todos no mesmo dia e hora.

Os roteiros seguem basicamente a mesma trama do livro ‘Ringu’, mas curiosamente em todos, Sadako ganha um outro nome. Na adaptação norte-americana se chama Samara e na coreana Eun-Suh. Além do fato que no livro de Koji Suzuki é um repórter que investiga as mortes, enquanto todas as adaptações uma mulher protagoniza a história.

Entre o filme produzido nos Estados Unidos e Japão também há outra diferença. O norte-americano tornou icônica a cena de Sadako saindo da TV, indicando o momento final de quem viu o video amaldiçoado. Isso não ocorre no filme japonês que mostra alguns dos jovens morrendo muito longe de uma TV, seguindo a trama do livro.

Livro

‘Ringu’ é uma publicação do autor japonês Koji Sizuki, 1° livro de uma série que, infelizmente, não foram lançados no Brasil. Por aqui só há versões importadas em inglês e algumas em português de Portugal, de um falida editora.

O 1° livro da série ‘Ringu’ foi lançado em 1991 e inicia a narrativa em uma noite na cidade de Tóquio, no Japão, onde 4 jovens morrem de ataque do coração ao mesmo tempo. O repórter Kazuyuki Asakawa, que a sobrinha morreu dessa forma misteriosa, fica sabendo de uma lenda urbana sobre um VHS que se assistido, mata quem viu o video em 7 dias.

O repórter começa a investigar o caso, que intriga por causa da hora das mortes, e descobre que os jovens eram amigos e viram juntos um VHS que dizem ser amaldiçoado, pois quem viu o video morreu após uma semana.

Sem acreditar na lenda, ele assiste o video e é avisado que em 7 dias morreria. Então o repórter começa a buscar por uma solução do caso, na esperança de salvar a própria vida.

No livro Sadako pode sair de qualquer superfície que reflita uma imagem, não apenas da TV. Ela pode sair do capacete de um motoqueiro ou do espelho retrovisor de um carro.

A versão portuguesa do livro de Koji Suzuki, com 250 páginas, ganhou o nome de ‘The Ring – O Aviso’, tradução da versão em inglês. Também há versão em português do mangá inspirados na história de Koji Suzuki.

Anny Lucard

Tecnógola em cinema e produtora de rádio. Especializada em edição de som e imagem. Mente por trás da criação do Projeto Literatura Nas Ondas Do Rádio, de incentivo à leitura e de apoio a literatura em língua portuguesa. Escreve sobre cinema e literatura, tanto para a internet como para programas de rádios. Elabora roteiros nas horas vagas, Colunista Convidada desde agosto/ 12. No twitter pessoal @annylucard

Facebook
Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Copyright 2010-2017 • Portal Literário JuLund • Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por Studio Sigales