O Advogado do Diabo

por há 9 meses e 371 leituras

Adaptação do livro ‘Advogado do Diabo’ de Andrew Neiderman

Filme

‘O Advogado do Diabo’ (The Devil’s Advocate) é um filme com direção de Taylor Hackford e roteiro escrito por Jonathan Lemkin e Tony Gilroy com base na história de Andrew Neiderman.
A trama narra a história do jovem talento da advocacia, Kevin Lomax, um advogado de cidade pequena, muito ambicioso e determinado.

Lomax mora numa cidadezinha no estado da Flórida, Estados Unidos, e começa a chamar muita atenção por nunca perder um caso. Graças a sua fama, o jovem advogado recebe uma irresistível proposta para trabalhar numa retomada firma de advocacia em New York.

Isso aconteceu logo após Lomax ganhar um caso difícil, porque o cliente em questão era culpado.

Já contratado pela firma, que pertence charmoso John Milton, o advogado se muda com a esposa Mary Ann. Lomax recebe um alto salário e várias mordomias, apesar da desaprovação de sua mãe, uma religiosa fervorosa, já que ele só se interessa pela aprovação da esposa, pela qual é muito apaixonado.

No início tudo parece perfeito, mas como perfeição não existe, logo Mary Ann começa a ver que quando algo parece bom demais, geralmente não é.

Além da esposa sentir falta da vida que tinha na cidadezinha em que morava, muito diferente da vida numa cidade grande, também sente falta da companhia do marido que vive tão ocupado que eles quase nunca consegue ficar juntos.

Lomax pega um caso difícil que o deixa ainda mais distante de Mary Ann, a qual começa a ter estranhas visões.

Enquanto isso, Lomax se deixa envolver pelas diversas tentações da grande metrópoles. A vaidade faz o advogado se afastar cada vez mais da amada esposa e também ignorar os avisos preocupados da mãe. Focado em defender mais um de seus clientes, acusado de triplo assassinato, uma causa muito complexa, deixa Mary Ann cada vez mais só. Ele passa a conviver mais com o chefão, que sempre contorna qualquer problema que o jovem advogado tenha.

Milton é charmoso e carismático, mas também o tipo devasso. Lomax, mesmo com certos conflitos morais, acaba se deixando levar pela persuasão do chefe.

Com uma história envolvente ‘O Advogado do Diabo’ é um filme de alta qualidade. Tanto em relação ao roteiro, quanto na técnica.

Vale dizer que a trama do filme também possui uma crítica pesada aos profissionais da áreas que levam a ideia de “os fins justificam os meios” ao pé da letra, ao ponto de acharem que estão além da moral e da ética.

Mesmo que parte da essência do livro e personagens sejam os mesmos a trama teve várias modificações, as quais no caso dessa produção tornou a história ainda melhor.

Livro

‘Advogado Do Diabo’ (The Devil’s Advocate) foi escrito por Andrew Neiderman e narra a história do advogado Kevin Taylor.

Taylor é um advogado do subúrbio de New York, o qual ao defender seu primeiro caso criminal e ganha, para espanto de todos que o conhecem. Com o inesperado êxito no primeiro caso, vem também a chance de trabalhar na firma de advocacia John Milton & Associados, em Manhattan, New York, pelo dobro de seu salário atual e com mordomias que não tinha e o único empecilho para a mudança era Miriam, sua esposa que gostava da tranquilidade do subúrbio. Porém Miriam conhece o lugar onde eles iriam morar e, deslumbrada, aceita deixar a vida suburbana.

Na firma John Milton e Associados, Taylor conhece os colegas do novo trabalho, Ted, Paul, Dave e o chefão John Milton.

Mal começa a trabalhar na firma e Taylor ganha seu primeiro caso. Além dos muitos elogiados, também fazem uma festas para comemorar a vitória.
No entanto, Miriam não parece interessada na vida profissional do marido e fica cada vez mais envolvida com as mulheres dos outros associados, deslumbrada com a nova vida.

Miriam fica grávida. Preocupado, Taylor procura ajuda e aconselhamento de um padre. Isso porque o advogado percebe que a firma nunca perdeu um caso sequer, pois Milton tem informações confidenciais das pessoas e meios de convencê-las a fazer o que ele quer.

Anny Lucard

Tecnógola em cinema e produtora de rádio. Especializada em edição de som e imagem. Mente por trás da criação do Projeto Literatura Nas Ondas Do Rádio, de incentivo à leitura e de apoio a literatura em língua portuguesa. Escreve sobre cinema e literatura, tanto para a internet como para programas de rádios. Elabora roteiros nas horas vagas, Colunista Convidada desde agosto/ 12. No twitter pessoal @annylucard

Facebook
Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Copyright 2010-2018 • Portal Literário JuLund • Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por Studio Sigales