Mogli: O Menino Lobo

por há 1 ano e 269 leituras

Adaptação de ‘O Livro da Selva’ do autor Rudyard Kipling

Filme

‘Mogli: O Menino Lobo’ é uma nova adaptação do clássico ‘O Livro da Selva’, escrito por Rudyard Kipling.

Com um roteiro inspirado no mais famoso dos livros de Rudyard Kipling, o qual se mescla com a animação na década de 1960, também produzida pela Disney, a versão em carne e osso, segue a linha de outra produção do estúdio, o ‘Cinderela’, onde referências da animação foram brilhantemente incluídas a história original.

Com um visual de encantar, o filme faz animações computadorizadas realistas dos personagens animais, interagirem com o protagonista de carne e osso de uma forma tão convincente, que é irresistível não se apaixonar pelos personagens.

As modificações na trama, em relação a animação, também deixou o filme mais atraente para os adultos. Assim o filme pode ser visto por toda família.

O roteiro narra a aventura do garoto Mogli (Neel Sethi), uma criança indiana que é criada por um grupo de lobos desde bem pequeno. Quando um pouco mais crescido, durante uma grande seca, tem sua vida ameaçada pelo velho e temido tigre, Shere Khan (Idris Elba), que não aceita um filhote de homem vivendo na selva.

Para sobreviver e também proteger sua família lobo, Mogli aceita a ideia de Bagheera (Ben Kingsley) e segue com o amigo para a vila dos homens, onde pelo caminho conhece outros seres da selva, uns amistosos outros nem tanto, como Kaa (Scarlett Johansson) e Baloo (Bill Murra).

“Mostrando através dos animais,
como as coisas funcionam entre os humanos.”

mogli_poster_2016

Livro

‘O Livro da Selva’ do autor Rudyard Kipling (nome original do filme também, ‘The Jungle Book’) é uma publicação de 1894 que contava originalmente com ilustrações, algumas de John Lockwood Kipling (pai do autor). Porém já tinha sido publicada antes, em forma de contos em revistas (de 1893 e 1894).

O livro é um de vários que faz parte da coleção de histórias do escritor britânico e narra a história de um humano que é criado por lobos.

O livro é composto por 7 contos diferentes, todos eles tendo animais como protagonistas, mas as primeiras 3 histórias tem um pequeno humano como principal personagem.

Vale dizer que o foco das histórias é “o código de conduta dos animais”, pois também eles se organizam e têm valores morais e regras de coexistência, de acordo com o autor.

Os contos iniciais mostram a chegada de um bebê humano a selva e como ele vai morar com os lobos, além de mostrar o quando a criança é destemida e consegue escapar das ameças a suas vida e perigos a sua volta.

A trama também revela quais os mais perigosos animais, aqueles que se deve respeitar e aqueles também os que simplesmente devem se afastar, por ser os marginais da selva por assim dizer.

Além disso, o livro mostra os laços familiares e de amizade criados entre os animais e o menino-lobo.

livro-da-selva

Dica de Livro(s), não adaptado(s) para o cinema, que seguem a linha de pensamento da história (nacionais ou estrangeiros publicados no Brasil):

Há uma lista de livros do gênero, mas os que se destacam são os da Beatrix Potter, como ‘A Aventura da D.Pata Choca’, ‘A História da Senhora Rata Migalha’, ‘A História dos Dois Ratinhos Maus’, entre outros.

Anny Lucard

Tecnógola em cinema e produtora de rádio. Especializada em edição de som e imagem. Mente por trás da criação do Projeto Literatura Nas Ondas Do Rádio, de incentivo à leitura e de apoio a literatura em língua portuguesa. Escreve sobre cinema e literatura, tanto para a internet como para programas de rádios. Elabora roteiros nas horas vagas, Colunista Convidada desde agosto/ 12. No twitter pessoal @annylucard

Facebook
Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Copyright 2010-2017 • Portal Literário JuLund • Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por Studio Sigales