A História Sem Fim

por há 1 mês e 89 leituras

Baseado no livro alemão ‘Die unendliche Geschichte’  de Michael Ende

Filme

‘A História Sem Fim’ (The NeverEnding Story) é um filme de 1984, mas ainda encanta apesar da alta tecnologia dos dias de hoje.

Dirigido por Wolfgang Petersen, que assina o roteiro adaptado junto com o roteirista Herman Weigel.

No filme Bastian é um garoto fascinado por leitura e por causa dos problemas com o pai, começa a usar os livros como fuga da realidade.

Só que um misterioso livro acaba por levado Bastian para um mundo fantástico, Fantasia. Um lugar onde vive corajosos guerreiros, um dragão da Sorte e diversos seres inimagináveis, como o povo de pedra. Fantasia é governada pela Imperatriz Menina, que precisa da ajuda do corajoso guerreiro Atreyu, para uma importante missão que definirá o destino de seu reino.

Essa é uma das mais famosas histórias do alemão (da Bavária) Michael Ende graças ao filme, que por ser em parceria com outros países, na época, foi um dos filmes mais caro rodado na Alemanha e feito originalmente na língua inglesa.

Foi um grande sucesso em praticamente todo o mundo, mas nos Estados Unidos não teve uma boa repercussão, mesmo que tenha sido rodado em inglês originalmente.

Tendo inclusive a trilha musical modificada, para distribuição nos Estados Unidos, ainda assim o filme foi um sucesso na época, o que surpreendeu até o autor do livro que não gostou da adaptação e exigiu que seu nome fosse tirado dos créditos.

Livro/HQs

A História Sem Fim (Die unendliche Geschichte), publicação de 1960, do autor Michael Ende é uma mágica aventura, sobre uma mágica aventura, onde Bastian, um garoto solitário que busca através das páginas de um livro uma fuga de sua triste realidade, literalmente entrando no reino fantástico existente em um livro.
A cada página lida, Bastian descobre a verdade sobre si e o fantástico mundo.
Mesmo que a atual publicação, uma luxuosa edição, de capa dura e com texto impresso em duas cores, verde e vermelho, além das belas ilustrações; que dão uma cara de livro infantil. A verdade é que Michael Ende consegue fascinar e encantar leitoras e leitores de várias idades, inclusive adultos.
Vale destacar o fato da publicação ter texto com duas cores, vermelha e verde. Onde o vermelho mostra o garoto Bastian Baltasar Bux em sua triste e comum vida. Enquanto o verde é para mostrar o garoto/leitor está em Fantasia, ou seja lendo o livro.
Com 26 capítulos, uma para cada letra do alfabeto, a história inicia com Bastian conhecendo o senhor Karl Konrad Koreander. O garoto, que fugia de alguns valentões, se esconder na loja do senhor Koerander, chamada Alfarrabista.
É onde o garoto descobre o livro que o encanta, ao ponto de se aproveita de uma distração do senhor Koreander para roubar o livro.
Sentindo culpado pelo roubo, Bastian não voltar para casa e se esconde no sótão da escola para ler o livro, que começa com a ida de alguns seres a Torre de Marfim, para relatar Imperatriz Criança sobre um estranho acontecendo em Fantasia, chamado de “O Nada”.

Anny Lucard

Tecnógola em cinema e produtora de rádio. Especializada em edição de som e imagem. Mente por trás da criação do Projeto Literatura Nas Ondas Do Rádio, de incentivo à leitura e de apoio a literatura em língua portuguesa. Escreve sobre cinema e literatura, tanto para a internet como para programas de rádios. Elabora roteiros nas horas vagas, Colunista Convidada desde agosto/ 12. No twitter pessoal @annylucard

Facebook
Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Copyright 2010-2018 • Portal Literário JuLund • Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por Studio Sigales